CoisasDeViajante
Coisas Eslovenas: 05 motivos para visitar
Atualizado: 22 de ago. de 2019
Se houve um lugar que nos surpreendeu nesses 04 meses pelo Leste Europeu, o seu nome é Eslovênia. Esse pequeno e jovem país do Leste Europeu "escondido" entre a Croácia, Áustria e Hungria, se tornou independente em 1991, após se separar da Ex-Yugoslávia, e desde 2004 faz parte da União Européia. Atualmente, é um dos únicos ex-territórios comunistas a fazer parte da Zona do Euro, Tratado de Schengen e da OTAN.
(clique aqui é ganhe um cupom-presente no AirBnb do Coisas De Viajante)
Enquanto caminhávamos pelas charmosas ruas do centro histórico, contemplando sua bela arquitetura com muitas influências austro-húngaras, pensávamos: "por que não visitamos Liubliana antes...?"
Pensando nisso, resolvemos listar 05 motivos para incentivar novos visitantes.
#1-a pequena porém charmosa capital, Liubliana
Basta algumas horas caminhando pelas tranquilas, e ainda não repletas de turistas, ruas do centro histórico para se encantar com o charme e a beleza do centro histórico que tem todos requisitos de uma cidade tipicamente européia: um rio cortando a cidade, pontes, um castelo no alta da colina, bicicletas e uma igreja. Um ou dois dias livres na cidade é tempo suficiente para desfrutar a OldTown.

Outro ponto agradável no centro histórico de Liubliana é que a maioria das ruas são fechadas para pedestre, inclusive neste ano (2016) a cidade recebeu o título de capital verde européia, por essa e outras ações de sustentabilidade implantadas nos últimos 03 anos.
#2-vizinhos famosos e de fácil acesso
Liubliana é facilmente acessível seja de carro, trem ou ônibus, vindo de qualquer um de seus famosos vizinhos: Viena(Áustria), Salzburg(Áustria), Budapeste(Hungria) ou Zadar(Croácia).
#3-paisagens e belezas naturais deslumbrantes
É possível conciliar sua estada na capital Liubliana, com alguns passeios tipo "daytrip" pelo interior do país para deslumbrar lindas paisagens das regiões de montanhas e lagos eslovenos, tais como:
A cidade de Bled, distante 56 km de Liubliana, com seu cênico lago cercado pelos Alpes Eslovenos e no meio uma ilhota com uma igreja, uma imagem típica de fundo de tela do windows.

A gruta de Postojna, distante 55km da capital, considerada uma das maiores grutas da Europa com mais de 20km de galerias que somente foi descoberta há 190 anos atrás.
#4-beber uma cerveja direto de uma fonte na praça
Na cidade de Zàlec, distante 60km da capital, para promover a cidade que tem a produção de lúpulos como principal fonte de renda, foi construída a 1ª fonte pública de cerveja. Infelizmente, não conseguimos comprovar esse motivo mas fica a dica.
#5-provar os doces eslovenos
A culinária eslovena tem muita influencia austro-húngara mas existem alguns doces típicos eslovenos deliciosos.
A Prekmurska Gibanica, uma torta em camadas com recheio de lascas de maça, semente de papoula, passas, nozes e queijo.

A Potica, receita familiar e tradicional de torta eslovena, uma espécie de rocambole assado dentro de uma forma de bolo ( ou pudim) com recheio de nozes, semente de papoula e queijo, ou queijo e estragão.
Ficou convencido? Em incluir a pequena Eslovênia no seu roteiro...