• CoisasDeViajante

Coisas Brasileiras: Canyon do Xingó

Atualizado: 22 de Ago de 2019

Em Aracaju, encontra-se um dos lugares mais bonitos do brasil, a Gruta do Talhado, um dos pontos turístico do Canyon do Xingó. A viagem de Aracaju até o Cânion é longa, aprox 4h, mas a paisagem recompensa, o cânion, um dos maiores do mundo (5º maior do mundo e o 2º da América do Sul), é um vale profundo com 65 km de extensão e largura variável entre 50 e 300 metros.

Mais incrível disso tudo é saber que a experiência de navegar por entre o Canyon não é 100% obra da natureza, e sim resultado da intervenção humana. Antes da construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, as margens do rio nesse região eram quase secas, havendo somente os enormes paredões rochosos formados geologicamente ao longo do tempo. Com o represamento do rio para a Usina, em alguns trechos a profundidade chega a 170m, desde então sendo um dos maiores canyon navegáveis do mundo.

A Gruta do Talhado é a atração principal do passeio fluvial pelas águas do Rio São Francisco no Canyon do Xingó. A navegação até a gruta tem duração aprox de 1h30.

Por ser uma longa viagem a partir de Aracaju, é recomendado um pernoite na região, em Canindé de São Francisco ou na Cidade de Piranhas, e conhecer as outras atrações como a Usina hidrelétrica de Paulo Afonso e as trilhas do Lampião.

34 visualizações0 comentário